terça-feira, 29 de março de 2011

História sobre Rolante


 
Cascata das Andorinhas


Praça Matriz














Vôo Livre














Trilha de Motos



















Caminho das Pipas

















Trilha de Jipe
Fotos tiradas do site
http://www.prefrolate.com.br/
                                                                                                              
.
Rolante
Sobre essa cidade que vem se desenvolvendo muito a cada ano que passa,tenho pouco conhecimento para expor,pois eu não morava aqui,não conhecia nada,somente a um ano e meio tenho convivência com pessoas daqui e estou morando aqui apenas três meses.
Baseado na entrevista que fiz e no que se houve falar pela população,essa cidade é cheia de expectativas e tem uma boa administração,o que significa que ela vai continuar crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. A cidade era bem interior as ruas principais eram ruelas(carreiros) e logo que emancipou-se começaram as mudanças, vem crescendo muito com o passar dos anos,hoje é uma cidade urbanizada e muito organizada
Por aqui tem lindos pontos turísticos como as cachoeiras e voo livre entre outros que ainda não conheço,mas houvi falar muito, já a praça que fica no centro da cidade posso afirmar que é muito bonita.
Rolante é conhecida como a terra da cuca,onde a festa anual é uma tradição.
Na praça tem a estátua do cantor Teixeirinha,que nasceu aqui,esse lugar vem modernizando muito ,no ano passado foi implantado o projeto praça coberta,que é onde a rua é coberta em frente a praça.
A Colônia monge é um lugar muito bonito e foi descoberto a mais ou menos um ano que tem fontes de água mineral.
Há sete quilômetros do centro ainda em Rolante é chamado pela população pelo apelido carinhoso de Rolantche, o Parque Internacional de Rodeio Victor Mateus Teixeira que tem eventos todos os anos ,a mais ou menos 50 anos sempre em novembro.
Mais no interior tem a colonia italiana que é chamada de Boa Esperança,também conhecida como Caminho das Pipas.
Pesquisei sobre a história na internet e obtive informações mais profundas sobre o início da povoação de Rolante.
Pelo ano de 1888,iniciou-se o povoamento da sede de Rolante no município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com alguns historiadores,os tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo se reuniam em Viamão para seguir a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu,na direção do território paulista,
Esse roteiro atravessava o território do atual município de Rolante. Por volta 1734 e 1735, quando de sua abertura, a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu apresentava precárias condições de trânsito, embora fosse utilizada pelos viajantes que se dirigiam para o Norte.
Segundo informações, Ilha Nova na área do atual campo de futebol do Avante,em Rolante,era um dos locais de pouso dos tropeiros. José Maciel Júnior,historiador,descendente da região, fala do nome Rolante:
"O nome Rolante proveio do fato de o arroio,que serve de divisa atualmente entre esse município e o de Santo Antônio da Patrulha ser impetuosoe violento no período de suas cheias,levando tudo de roldão."
A referência mais remota, segundo a revista do arquivo público do Rio Grande do Sul (número06 a 12)consta que a doação oficial de terras a açorianos,em Rolante,data de 1761,quando o governador,Ignácio de Madureira concedeu terras a José Ferreira de Carvalho.
Segundo informações orais, em 1882 teve início a chegeda dos primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias velhas, que se dirigiam para Alto Rolante(hoje Distrito de Rolante) O historiador Ademir Rist diz que em 1908,Giácomo Lodi,Carlos Franzoni e Miguel de Carli,donos de uma Empresa Colonizadora,adquiriram terras ao nordeste de Rolante em local a 800 metros de altitude,loteando-o com o nome de Nova Trípoli. Segundo tradição,por volta de 1910,uma leva desses proprietários, na época da primavera,vieram acompanhados de um sacerdote católico para Nova Trípoli, onde construíram suas casase uma Sociedade italiana,que chegou a ter bandeira e hino próprio. Essas terras de Nova Trípoli,já não pertencem a Rolante,ficaram com Riozinho.
A Formação Ética do Rolantense.
Primeiramente, com o interesse de Potugal em povoar o Rio Grande do Sul,chegaram em Rolante os luso-brasileiros.
A colonização de Rolante teve o seu iníco em 1882 com a vinda das primeiras famílias de etinia germânica,os teuto-brasileiros.
Os primeiros imigrantes alemães chegaram em Rolante no ano de 1924..
Rolante fica localizada na encosta da serra, no vale do Paranhama,se destaca pela excelente posição geografica e pela centralização das distâncias frente aos grandes centros econômicos e financeiros do Estado.


Os primeiros imigrantes ítalo-brasileiros chegaram a partir d 1803.
Urbanização
O território original de Rolante fazia parte integrante do município de Santo Antônio da Patrulha.
Durante 71 anos, Rolante ficou pertencendo ao 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha.

Emancipação
Em 28/02/1955, após inúmeras tentativas frustradas, Rolante emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha.

Geografia
Atualmente, Rolante possui aproximadamente 21.000 habitantes.
Sua área é de 296,99 km² , sendo 78,2% área urbana e 21,98% área rural.
Rolante limita-se ao norte com São Francisco de Paula, ao sul com Santo Antônio da Patrulha, ao leste com Riozinho e a oeste com Taquara.
O núcleo urbano de Rolante está a 38 metros acima do nível do mar.
Os pontos culminantes são o Pico do Canta Galo com 855m e o topo do Morro Grande com altitude de 841m
Informações obtidas no site
http://www.prefrolante.com.br/
                                                                     Célia Dias da Costa

7 comentários:

  1. Oi Célia,
    Adorei teu blog!
    Espero que possamos trocar muitas ideias ao longo do curso...
    Qualquer coisa, é só me chamar no msn...hehehe
    Seguindo...
    Bjus, Lu Assis

    ResponderExcluir
  2. Olá Célia!
    Adorei seu blog, espero possamos fazer muitos trabalhos juntas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Célia!
    Vamos vencendo os desafios juntas, crescendo e construindo nosso aprendizado.
    Nada é impossível.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Célia. Adorei as fotos que postou sobre tua cidade.
    Bjs,
    Patrícia Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. Célia!! Adorei o seu blog!
    E a história de seu município também.

    ResponderExcluir
  6. Linda tua cidade, fiquei com vontade de ir em uma dessas trilhas, muito bacana mesmo! Te convido a conhecer a comunidade onde vivo, visitando o meu blog: jucileninhapereira.blogspot.com>>>>>>>>Abraço!

    ResponderExcluir