sábado, 16 de abril de 2011

Cibercultura e os Povos do Campo


Segundo tema de casa: Trabalho de Grupo
Os povos do campo vivem em tempos da cibercultura?
Eles são afetados pela cibercultura?
Como pode ser a relação entre os povos do campo e a
cibercultura de modo a ser benéfica para cada cidadão desses
povos?
Como pode ser a ação do Licenciado em Educação do Campo
de modo a se beneficiar com as condições criadas pela
cibercultura?
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://
3.bp.blogspot.com/_4vM2VzcWCUo/TQDjwHpNdqI/
AAAAAAAANRA/opEJM2wTJL0/s1600/
cibercultura1.jpg&imgrefurl=http://dolhociber.blogspot.com/
2010/12/afinal-o-que-ecibercultura.
html&h=419&w=334&sz=151&tbnid=
NbM4QNl5nwlKgM:&tbnh=252&tbnw=200&prev=/
search%3Fq%3Dimagens%2Bcibercultura%26tbm%3Disc
h%26tbo%3Du&zoom=1&q=imagens+cibercultura&hl=pt-
BR&usg=__cAndvtGHkWS7wsDAlgElnBkk69o=&sa=X&ei=A56fT
Ya5CeaU0QH6vaigBQ&ved=0CBsQ9QEwAg
A tecnologia e os meios de comunicação tem um papel de destaque nas
transformações sociais. Nas sociedades urbanas, isso se mostra mais visível,
já nas comunidades rurais são mais lentas. As ações e tecnologias na zona
rural estão em processo de transformação, devido a fatores tecnológicos e
socioeconômicos.
Com o avanço da tecnologia digital que hoje, está presente na vida da
maioria das pessoas, a cibercultura ganha espaço e assim pode facilitar a
educação em muitos lugares até mesmo os mais difícieis.
Ainda não se pode dizer que os povos do campo vivem o momento da
cibercultura, mas tudo indica que com o avanço que deve continuar, em pouco
tempo isso se tornará uma realidade para todos os povos, facilitando o
aprendizado, a comunicação e a interação de modo geral
Na realidade que vivemos e conhecimentos adquiridos, os povos do
campo vivem em tempos de cibercultura, uns com mais e outros com menos,
mas todos são beneficiados. Estamos todos envolvidos nas novas tecnologias
e precisamos nos adaptar a elas.Dependendo das condições destes povos,
dos valores, do seu envolvimento com a realidade, eles tem mais ou menos
participação na cibercultura.
Acredito que na nossa realidade a maioria não vive esse momento de
interação, prevalecendo os meios de comunicação de massa.
.
Mas de uma forma ou de outra a cibercultura está afetando essas
comunidades rurais,
resultados ou compartilhamentos de novas ideias veiculadas neste meio.
a partir do momento que fazem uso dos recursos,
A cibercultura possibilita através do ciberespaço o acesso ao mesmo
tempo de vários indivíduos interagindo, trocando informações através da
tecnologia digital, possibilitando a autoria, a coletividade, a participação, a
modificação, passando de expectador a autor e participante, possibilita aprender
e ensinar ao mesmo tempo.
Acredito que haja dificuldade maior para os povos do campo em relação
a cibercultura,talvez por falta de recursos e oportunidades que possibilitem essa
interação.
Os benefícios para os povos do campo seriam inúmeros a serem listados.
A cibercultura está chegando e afetando os povos do campo,
ainda de uma maneira muita lenta, está se transformando e crescendo, mas
para que isso aconteça de uma forma mais rápida e segura, nós professores
nas escolas devemos preparar e orientar essas crianças, filhos dessas pessoas,
para que entendam e compreendam que estas tecnologias digitais e essa
cultura digital é muito importante para eles.
A cibercultura promove a facilidade e com os povos do campo não
é diferente, basta porém, que essas pessoas busquem a atualização e se
adaptem a essa forma de comunicação e interação que facilita o dia-dia.
Segundo Pierre Lévy, o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento do
conhecimento informático possibilita a relação entre cibercultura e educação,
baseada no acesso as ferramentas de informática utilizadas nos processos
educativos.
O Licenciado em Educação do Campo, até por ter uma educação a
distância, é forçado de certa forma, a interagir e aprender as técnicas da
cibercultura, essa educação faz o aluno buscar o saber e assim desenvolver o
que aprende da mesma maneira que ele aprende ele vai buscar meios para
ensinar os métodos com que aprendeu.
O professor pode se beneficiar do uso da cibercultura por ter adquirido o
conhecimento do uso dessas ferramentas para a prática educativa,
desenvolvendo projetos e construindo conhecimentos. É uma pratica crescente
a olhos vistos que os alunos se fascinam, mas devem ter presente um professor
tutor, para compartilhar e opinar sobre os trabalhos.
O professor pode ser um canal , levando a esses cidadãos um caminho
para chegar esses recursos. Os alunos podem levar a seu grupo familiar os
conhecimentos construídos e um possível intercâmbio dessas informações entre
as famílias.
Os alunos devem ter um professor tutor com discernimento entre as
falsas informações.
O mais importante é formar cidadãos que desenvolvam o censo crítico
para construir um conhecimento responsável e comprometido com seu povo.
http://2.bp.blogspot.com/_IVKL88ygRH8/TDiSHE7jxKI/AAAAAAAAABU/
HmPhuANsF1Y/s1600/cibercultura.jpg
Integrantes do grupo: Célia Dias da Costa
Luciana Ferreira dos Santos
Rosa Maria Morschel Smaniotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário